As 17 visitas de executivos da J&F a um ministério de Lula

26.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

As 17 visitas de executivos da J&F a um ministério de Lula

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 09.07.2024 13:46 comentários
Brasil

As 17 visitas de executivos da J&F a um ministério de Lula

Representantes da Âmbar Energia, do grupo dos irmãos Batista, foram recebidos 17 vezes fora da agenda oficial no Ministério de Minas e Energia antes de o governo editar medida provisória que beneficiou a empresa

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 09.07.2024 13:46 comentários 0
As 17 visitas de executivos da J&F a um ministério de Lula
Foto: Uarlei Valério/ MME

Executivos da Âmbar Energia, do grupo J&F, foram recebidos 17 vezes fora da agenda oficial no Ministério de Minas e Energia antes de o governo Lula editar uma medida provisória que beneficiou a empresa. A informação foi divulgada por reportagem do Estadão, por meio de resposta a um pedido via Lei de Acesso à Informação formulado pelo partido Novo.

Segundo o jornal, as reuniões com os executivos da empresa do grupo dos irmãos Wesley e Joesley Batista ocorreram entre junho de 2023 e maio deste ano e envolveram o ministro Alexandre Silveira (à direita na foto com Lula), o secretário-executivo Arthur Cerqueira, o secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, e o ex-secretário-executivo Efrain Cruz.

“A última reunião foi entre o ministro Silveira e o presidente da Âmbar, Marcelo Zanatta, no dia 29 de maio, uma semana antes do texto da medida provisória sair do ministério e ir para a Casa Civil. O chefe da pasta também recebeu o executivo no dia 21 de maio. Nenhum desses encontros aparece na agenda oficial e pública de Alexandre Silveira”, diz o Estadão.

De acordo com os registros, Zanatta esteve no Ministério de Minas e Energia 13 vezes em menos de um ano. O diretor de Estratégia, Inteligência de Mercado e Regulatório da Âmbar, Cristiano Souza, visitou o local quatro vezes.

Conta de luz mais cara

O governo Lula publicou em 13 de junho uma medida provisória de socorro ao caixa da Amazonas Energia, distribuidora de energia elétrica do estado do Amazonas que há tempos tem dificuldades de caixa e está inadimplente com termelétricas fornecedoras, para cobrir os pagamentos devidos pela empresa às termelétricas recém-compradas pela Âmbar.

Os recursos do auxílio financeiro, sugerido em 7 de junho pelo ministro Alexandre Silveira, que adotou em seu ministério uma postura mais petista do que a de muitos petistas do governo, serão bancados pela conta de luz dos consumidores brasileiros.

A medida prevê que os consumidores brasileiros paguem o socorro financeiro por até 15 anos. No cálculo de operadores do mercado de energia, os custos podem variar de 2 bilhões a 2,7 bilhões reais por ano, com a possibilidade de passar de 30 bilhões de reais no final do prazo. 

Coincidência?

O Estadão lembra nesta terça-feira, 9, que, após a publicação da medida provisória, Silveira disse que o fato de a MP ter beneficiado os irmãos Batista foi “mera coincidência”. Questionado sobre o assunto em audiência na Câmara, o ministro disse o seguinte: “Eu aprendi com o ex-vice-presidente José Alencar que não importa a cor do gato, o que importa é que ele cace o rato”.

O Ministério de Minas e Energia disse ao jornal paulista que a medida provisória não foi discutida com a Âmbar, mas não informou o teor das reuniões. “É importante esclarecer ainda que o registro da entrada de pessoas nas dependências deste ministério não significa, necessariamente, que todas foram, de fato, recebidas pelas autoridades públicas, seja por falta de um agendamento prévio, seja por conflito de agendas”, alegou o ministério de Silveira.

A Âmbar também não revelou o que seus executivos foram fazer no Ministério de Minas e Energia. “São descabidas especulações a respeito da Medida Provisória 1.232 e o negócio realizado pela Âmbar. Não fazem sentido técnico e econômico, por diversos fatores. A Âmbar nunca tratou do tema com o Ministério de Minas e Energia”, disse a empresa em nota.

Fica no ar, portanto, o que os executivos da Âmbar foram fazer 17 vezes em um ministério do governo Lula. Sem detalhamento dos motivos ou registro formal das visitas, fica mais difícil acreditar em coincidências.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Renan diz se ‘beneficiar’ de vídeo de Michelle sobre Flávio

Renan diz se ‘beneficiar’ de vídeo de Michelle sobre Flávio
2

Morre advogado que concordou com a condenação do próprio cliente

Morre advogado que concordou com a condenação do próprio cliente
3

Pai de Vorcaro envia carta a Mendonça e pede revogação de prisão

Pai de Vorcaro envia carta a Mendonça e pede revogação de prisão
4

Itamaraty confirma dois brasileiros entre vítimas de terremoto na Venezuela

Itamaraty confirma dois brasileiros entre vítimas de terremoto na Venezuela
5

PGR contesta decisão do STF sobre punição a juízes

PGR contesta decisão do STF sobre punição a juízes
6

Mendonça nega pedido de prisão domiciliar para Vorcaro

Mendonça nega pedido de prisão domiciliar para Vorcaro
7

Presidente eleito da Colômbia dá ultimato de um mês a grupos armados

Presidente eleito da Colômbia dá ultimato de um mês a grupos armados
8

Irã ameaça Israel após recusa em deixar território libanês

Irã ameaça Israel após recusa em deixar território libanês
9

Rei Charles III não vai morar em Buckingham após reforma

Rei Charles III não vai morar em Buckingham após reforma
10

Espriella defende cooperação com Brasil após eleição

Espriella defende cooperação com Brasil após eleição
1

Crusoé: Dirceu dá pitaco em disputa entre Flávio e Michelle

Crusoé: Dirceu dá pitaco em disputa entre Flávio e Michelle
2

Ala do PL defende isolamento de Michelle Bolsonaro

Ala do PL defende isolamento de Michelle Bolsonaro
3

"Divergências fazem parte", diz PL sobre Michelle e Flávio

"Divergências fazem parte", diz PL sobre Michelle e Flávio
4

Arruda vê Caiado pronto para a Presidência da República

Arruda vê Caiado pronto para a Presidência da República
5

Desabafo de Michelle é "pedido de socorro" contra PT e candidatura de Flávio, diz Janaina

Desabafo de Michelle é "pedido de socorro" contra PT e candidatura de Flávio, diz Janaina
6

"Só unidos venceremos", diz líder do PL após atrito entre Michelle e Flávio

"Só unidos venceremos", diz líder do PL após atrito entre Michelle e Flávio
7

PT pretende usar vídeo de Michelle para minar voto feminino de Flávio

PT pretende usar vídeo de Michelle para minar voto feminino de Flávio
8

Arruda aposta em candidatura e diz confiar no STF

Arruda aposta em candidatura e diz confiar no STF
9

“O assalto ao BRB é vergonhoso”, diz Arruda sobre caso Master

“O assalto ao BRB é vergonhoso”, diz Arruda sobre caso Master
10

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets
1

Governo dos EUA negocia liberação de modelos de IA da Anthropic

Governo dos EUA negocia liberação de modelos de IA da Anthropic
2

Delcy revela ligação de Trump para “apoio” à Venezuela

Delcy revela ligação de Trump para “apoio” à Venezuela
3

SBT e Globo fazem venda de antenas de TV disparar

SBT e Globo fazem venda de antenas de TV disparar
4

Treta entre Michelle e Flávio faz Valdemar voltar ao Brasil antes do previsto

Treta entre Michelle e Flávio faz Valdemar voltar ao Brasil antes do previsto
5

Grupo Mulheres do Brasil indica nome a Lula

Grupo Mulheres do Brasil indica nome a Lula
6

Irã promete resposta “rápida e decisiva” contra EUA

Irã promete resposta “rápida e decisiva” contra EUA
7

Flávio Bolsonaro caluniou Lula, segundo PF

Flávio Bolsonaro caluniou Lula, segundo PF
8

Maurício Mattar revela motivo pelo qual voltou à Globo

Maurício Mattar revela motivo pelo qual voltou à Globo
9

Crise com Michelle “já é página virada”, diz Flávio

Crise com Michelle “já é página virada”, diz Flávio
10

“Vou continuar chamando de bandido”, diz Janones sobre Flávio

“Vou continuar chamando de bandido”, diz Janones sobre Flávio

Tags relacionadas

Alexandre Silveira Amazonas Energia âmbar energia governo Lula J&F Joesley Batista Ministério de Minas e Energia Wesley Batista
< Notícia Anterior

A Otan está se preparando para guerra?

09.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Ex-BBB Flay acusa ex-marido de ameaças

09.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.