Leia a íntegra do manifesto pró-democracia

26.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Leia a íntegra do manifesto pró-democracia

avatar
Redação O Antagonista
5 minutos de leitura 26.07.2022 11:26 comentários
Brasil

Leia a íntegra do manifesto pró-democracia

Como mostramos, banqueiros e empresários do país assinaram um manifesto em defesa da democracia diante dos ataques de Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral brasileiro. A iniciativa foi organizada pela Faculdade de Direito da USP (foto)...

avatar
Redação O Antagonista
5 minutos de leitura 26.07.2022 11:26 comentários 0
Leia a íntegra do manifesto pró-democracia
Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação

Como mostramos, banqueiros e empresários do país assinaram um manifesto em defesa da democracia diante dos ataques de Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral brasileiro. A iniciativa foi organizada pela Faculdade de Direito da USP (foto) e conta com o apoio de entidades da sociedade civil.

O documento, chamado de “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, será lido pelo ex-ministro do STF Celso de Mello em evento a ser realizado em 11 de agosto (Dia do Estudante), no Pátio das Arcadas do Largo de São Francisco.

Assinam o manifesto os banqueiros Roberto Setúbal e Pedro Moreira Salles, do Itaú-Unibanco, e Candido Bracher, ex-presidente da instituição; os empresários Walter Schalka, presidente da Suzano; Pedro Passos e Guilherme Leal, da Natura, e o atual CEO da empresa, Fábio Barbosa; Eduardo Vassimon, presidente do conselho de administração do grupo Votorantim; e Horácio Lafer Piva, da Klabin.

Também estão entre os signatários o ex-presidente do banco Credit Suisse no Brasil José Olympio Pereira, o economista José Roberto Mendonça de Barros, o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, o cineasta João Moreira Salles e o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, além dos ex-ministros do Supremo Celso de Mello, Sepúlveda Pertence, Carlos Velloso, Carlos Ayres Britto e Eros Grau.

Leia a íntegra do manifesto abaixo:

“Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!

Em agosto de 1977, em meio às comemorações do sesquicentenário de fundação dos cursos jurídicos no país, o professor Goffredo da Silva Telles Junior, mestre de todos nós, no território livre do Largo de São Francisco, leu a Carta aos Brasileiros, na qual denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que vivíamos. Conclamava também o restabelecimento do estado de direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

A semente plantada rendeu frutos. O Brasil superou a ditadura militar. A Assembleia Nacional Constituinte resgatou a legitimidade de nossas instituições, restabelecendo o estado democrático de direito com a prevalência do respeito aos direitos fundamentais.

Temos os poderes da República, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, todos independentes, autônomos e com o compromisso de respeitar e zelar pela observância do pacto maior, a Constituição Federal.

Sob o manto da Constituição Federal de 1988, prestes a completar seu 34º aniversário, passamos por eleições livres e periódicas, nas quais o debate político sobre os projetos para país sempre foi democrático, cabendo a decisão final à soberania popular.

A lição de Goffredo está estampada em nossa Constituição: ‘Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição’.

Nossas eleições com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplo no mundo. Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral.

Nossa democracia cresceu e amadureceu, mas muito ainda há de ser feito. Vivemos em país de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude.

Nos próximos dias, em meio a estes desafios, teremos o início da campanha eleitoral para a renovação dos mandatos dos legislativos e executivos estaduais e federais. Neste momento, deveríamos ter o ápice da democracia com a disputa entre os vários projetos políticos visando convencer o eleitorado da melhor proposta para os rumos do país nos próximos anos.

Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições.

Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional.

Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão.

Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática.

Imbuídos do espírito cívico que lastreou a Carta aos Brasileiros de 1977 e reunidos no mesmo território livre do Largo de São Francisco, independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos as brasileiras e brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições.

No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições. Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Estado Democrático de Direito Sempre!”

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Renan diz se ‘beneficiar’ de vídeo de Michelle sobre Flávio

Renan diz se ‘beneficiar’ de vídeo de Michelle sobre Flávio
2

Morre advogado que concordou com a condenação do próprio cliente

Morre advogado que concordou com a condenação do próprio cliente
3

Pai de Vorcaro envia carta a Mendonça e pede revogação de prisão

Pai de Vorcaro envia carta a Mendonça e pede revogação de prisão
4

Não vi e nem vou ver, diz Ciro Gomes sobre vídeo de Michelle

Não vi e nem vou ver, diz Ciro Gomes sobre vídeo de Michelle
5

Itamaraty confirma dois brasileiros entre vítimas de terremoto na Venezuela

Itamaraty confirma dois brasileiros entre vítimas de terremoto na Venezuela
6

PGR contesta decisão do STF sobre punição a juízes

PGR contesta decisão do STF sobre punição a juízes
7

Mendonça nega pedido de prisão domiciliar para Vorcaro

Mendonça nega pedido de prisão domiciliar para Vorcaro
8

Presidente eleito da Colômbia dá ultimato de um mês a grupos armados

Presidente eleito da Colômbia dá ultimato de um mês a grupos armados
9

Irã ameaça Israel após recusa em deixar território libanês

Irã ameaça Israel após recusa em deixar território libanês
10

Rei Charles III não vai morar em Buckingham após reforma

Rei Charles III não vai morar em Buckingham após reforma
1

Crusoé: Dirceu dá pitaco em disputa entre Flávio e Michelle

Crusoé: Dirceu dá pitaco em disputa entre Flávio e Michelle
2

Ala do PL defende isolamento de Michelle Bolsonaro

Ala do PL defende isolamento de Michelle Bolsonaro
3

"Divergências fazem parte", diz PL sobre Michelle e Flávio

"Divergências fazem parte", diz PL sobre Michelle e Flávio
4

Arruda vê Caiado pronto para a Presidência da República

Arruda vê Caiado pronto para a Presidência da República
5

Desabafo de Michelle é "pedido de socorro" contra PT e candidatura de Flávio, diz Janaina

Desabafo de Michelle é "pedido de socorro" contra PT e candidatura de Flávio, diz Janaina
6

"Só unidos venceremos", diz líder do PL após atrito entre Michelle e Flávio

"Só unidos venceremos", diz líder do PL após atrito entre Michelle e Flávio
7

PT pretende usar vídeo de Michelle para minar voto feminino de Flávio

PT pretende usar vídeo de Michelle para minar voto feminino de Flávio
8

Arruda aposta em candidatura e diz confiar no STF

Arruda aposta em candidatura e diz confiar no STF
9

“O assalto ao BRB é vergonhoso”, diz Arruda sobre caso Master

“O assalto ao BRB é vergonhoso”, diz Arruda sobre caso Master
10

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets
1

Cabeção de Malhação implora por emprego nas redes sociais

Cabeção de Malhação implora por emprego nas redes sociais
2

Papo Antagonista: Disputa entre Flávio e Michelle traz Valdemar de Miami

Papo Antagonista: Disputa entre Flávio e Michelle traz Valdemar de Miami
3

Kataguiri aciona PGR contra Romário por propaganda de casa de apostas

Kataguiri aciona PGR contra Romário por propaganda de casa de apostas
4

Revolução solar: entenda o que é e como utilizá-la a seu favor

Revolução solar: entenda o que é e como utilizá-la a seu favor
5

Viana exalta decisão de Mendonça contra prisão domiciliar de Vorcaro

Viana exalta decisão de Mendonça contra prisão domiciliar de Vorcaro
6

Perfis no Instagram driblam filtros e exibem conteúdo pornográfico

Perfis no Instagram driblam filtros e exibem conteúdo pornográfico
7

Ex-assessor de Trump admite culpa em caso de sigilo nos EUA

Ex-assessor de Trump admite culpa em caso de sigilo nos EUA
8

Jogo de computador ajuda em diagnóstico de autismo

Jogo de computador ajuda em diagnóstico de autismo
9

Hospitais de SP e MG fazem transplante renal inédito no Brasil

Hospitais de SP e MG fazem transplante renal inédito no Brasil
10

Campos do Jordão expõe 16 obras de Tarsila do Amaral

Campos do Jordão expõe 16 obras de Tarsila do Amaral

Tags relacionadas

banqueiros democracia empresários Faculdade de Direito da USP Jair Bolsonaro manifesto Manifesto pró-democracia STF USP
< Notícia Anterior

Ex-secretário e deputado federal disputam vaga de vice de Rodrigo Garcia

26.07.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Maior associação de colecionadores de armas do Brasil mira o Congresso

26.07.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.