Poluição e energia cara não incomodam Lula

27.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Poluição e energia cara não incomodam Lula

avatar
Carlos Graieb
4 minutos de leitura 09.05.2023 16:53 comentários
Brasil

Poluição e energia cara não incomodam Lula

No último dia 3, o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira esteve na Câmara dos Deputados e disse que gostaria de modificar o dispositivo da lei de privatização da Eletrobras que obriga a União a comprar energia de termelétricas pelas próximas décadas. Dois dias mais tarde, Lula mandou ao STF um processo questionando um aspecto da lei de privatização da Eletrobras. Mas não aquele apontado por Silveira...

avatar
Carlos Graieb
4 minutos de leitura 09.05.2023 16:53 comentários 0
Poluição e energia cara não incomodam Lula
Foto: PPI/Governo Federal

No último dia 3, o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira esteve na Câmara dos Deputados e disse que gostaria de modificar o dispositivo da lei de privatização da Eletrobras que obriga a União a comprar energia de termelétricas pelas próximas décadas.

Esse mecanismo foi e continua sendo muito criticado, porque usinas térmicas poluem a natureza e produzem energia cara. Para um governo eleito com as promessas de cuidar dos pobres e do meio ambiente, faria sentido comprar essa briga. Seria possível obter apoio até mesmo fora da esquerda.

No último dia 5 — dois dias mais tarde —, Lula mandou ao STF um processo questionando um aspecto da lei de privatização da Eletrobras. Mas não aquele apontado por Silveira.

O presidente quer restaurar o poder do governo de ditar os rumos da empresa, ferindo a lógica de um processo de desestatização que foi discutido pelo Congresso, rediscutido pelo TCU e que já produziu resultados, com R$ 28 bilhões de investimentos na companhia.

Faz sentido para um governo de mentalidade estatizante, mas a oposição será ferrenha. Só a esquerda mais envelhecida insiste que vale a pena comprar essa briga.

Lula talvez aposte no fato de que as decisões do STF são cada vez mais imprevisíveis. A corte, e não o futebol, é a verdadeira “caixinha de surpresas” do Brasil de hoje. Até mesmo a coisa julgada, em teoria imutável, foi transformada em coisa incerta pelos ministros: eles cogitam desprezá-la em processos tributários, flertando com o caos.

Não se pode desprezar, portanto, a hipótese de eles decidirem interferir em uma privatização já consumada, alterando as premissas apresentadas a quem concordou em despejar dinheiro na Eletrobras.

Apesar de tudo, a crença majoritária ainda é a de que o STF vai rejeitar a ação ajuizada pela Advocacia Geral da União (AGU). Como disse a Eletrobras em um fato relevante divulgado nesta segunda-feira, 8, o processo de desestatização “seguiu fielmente todo o trâmite legal previsto”. Ignorar esse fato equivale a jogar na lama a segurança jurídica – e riscar o Brasil do mapa dos investidores internacionais.

Diante de duas batalhas possíveis, a das termelétricas e a da privatização, Lula escolheu a que tem menos chances de produzir algum resultado.

Deixo para os psicólogos discutir o papel que o ressentimento, a arrogância, o dogmatismo, o desejo de impor sua vontade a qualquer custo ou uma combinação de todas essas coisas desempenham nessa decisão — companheira, aliás, da tentativa recente de anular por decreto os principais avanços do marco do saneamento. Chamo a atenção para outra questão política.

As termelétricas não tinham nada a ver com a desestatização da Eletrobras. Não precisavam estar no projeto. Foram incluídas nele na reta final da tramitação – um clássico “jabuti”. O sistema nacional de energia foi obrigado a adquirir 8 gigawatts produzidos por usinas que serão instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Investimentos pesados serão necessários para abastecer as termelétricas com gás e distribuir a eletricidade que elas produzirem. Tudo isso para incentivar um modal energético que, vamos repetir, é caro e superpoluente.

Os consumidores brasileiros pagarão a conta.

E quem são os beneficiários? Os donos das termelétricas, é claro, que agora têm pré-contratada a compra da sua energia. Mas, como foi largamente noticiado na época, o projeto não teria sido aprovado sem a inclusão das usinas no texto. Ou seja, diversos parlamentares condicionaram seu voto à existência do famigerado jabuti, o que significa que também eles enxergaram alguma vantagem no incentivo à criação das termelétricas.

Além da obsessão de Lula com a reestatização da Eletrobras, é bem provável que ele tenha deixado as termelétricas em segundo plano porque sabe que teria de arranjar encrenca com uma parte do Congresso para mudar as regras recém-criadas.

Outra hipótese: talvez ele ache que se trata mesmo de um bom negócio — restando saber como o PT, agora no governo, consegue tirar dele algum rendimento político.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV
2

PF não encontrou envelopes do Senado citados por Jaques Wagner

PF não encontrou envelopes do Senado citados por Jaques Wagner
3

PF indicia aliado de Lula por exploração ilegal de minério

PF indicia aliado de Lula por exploração ilegal de minério
4

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos
5

Pivô da crise com Michelle no Ceará publica vídeo

Pivô da crise com Michelle no Ceará publica vídeo
6

Michelle apenas age como uma Bolsonaro

Michelle apenas age como uma Bolsonaro
7

Papuda nega pressão sobre Careca do INSS e cita protetor labial com cannabis

Papuda nega pressão sobre Careca do INSS e cita protetor labial com cannabis
8

Em vídeo, Flávio Bolsonaro reforça apoio a pivô de crise com Michelle

Em vídeo, Flávio Bolsonaro reforça apoio a pivô de crise com Michelle
9

Irã promete resposta “rápida e decisiva” contra EUA

Irã promete resposta “rápida e decisiva” contra EUA
10

Flávio Bolsonaro caluniou Lula, segundo PF

Flávio Bolsonaro caluniou Lula, segundo PF
1

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV
2

Flávio Bolsonaro confirma segundo encontro com Daniel Vorcaro para tratar de 'Dark Horse'

Flávio Bolsonaro confirma segundo encontro com Daniel Vorcaro para tratar de 'Dark Horse'
3

Andressa Urach faz planos para nova gravidez

Andressa Urach faz planos para nova gravidez
4

Sabrina Sato garante novo programa na Globo

Sabrina Sato garante novo programa na Globo
5

CNN Brasil se prepara para estrear sinal na TV aberta

CNN Brasil se prepara para estrear sinal na TV aberta
6

Mulher de Neymar diz que não depende do jogador financeiramente

Mulher de Neymar diz que não depende do jogador financeiramente
7

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: "Ele não entrega nada"

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: "Ele não entrega nada"
8

Rogério Marinho defende aproximação com Ciro Gomes para derrotar Lula

Rogério Marinho defende aproximação com Ciro Gomes para derrotar Lula
9

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos
10

Em vídeo, Flávio Bolsonaro reforça apoio a pivô de crise com Michelle

Em vídeo, Flávio Bolsonaro reforça apoio a pivô de crise com Michelle
1

STF forma maioria para autorizar parte de penduricalhos

STF forma maioria para autorizar parte de penduricalhos
2

Copa do Mundo: 4 receitas típicas da Bélgica

Copa do Mundo: 4 receitas típicas da Bélgica
3

Deolane seguirá em cela especial apesar de suspensão da OAB

Deolane seguirá em cela especial apesar de suspensão da OAB
4

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: “Ele não entrega nada”

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: “Ele não entrega nada”
5

11 livros infantis para acompanhar as férias escolares

11 livros infantis para acompanhar as férias escolares
6

Justiça mantém prisão de vereador do PT investigado por elo com PCC

Justiça mantém prisão de vereador do PT investigado por elo com PCC
7

Michelle apenas age como uma Bolsonaro

Michelle apenas age como uma Bolsonaro
8

PF indicia diretor-geral da Agência Nacional de Mineração

PF indicia diretor-geral da Agência Nacional de Mineração
9

6 orações para o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

6 orações para o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
10

Wilson Pedroso na Crusoé: Quando o dinheiro senta à mesa, a polarização levanta

Wilson Pedroso na Crusoé: Quando o dinheiro senta à mesa, a polarização levanta

Tags relacionadas

Alexandre Silveira Congresso Nacional Eletrobras Luiz Inácio Lula da Silva Ministério das Minas e Energia privatização da Eletrobras STF usinas termelétricas
< Notícia Anterior

As travas que o novo arcabouço fiscal pode ter

09.05.2023 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Vereador de Curitiba propõe tornar Gilmar Mendes persona non grata

09.05.2023 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Carlos Graieb

Carlos Graieb é jornalista formado em Direito, editor sênior do portal O Antagonista e da revista Crusoé. Atuou em veículos como Estadão e Veja. Foi secretário de comunicação do Estado de São Paulo (2017-2018). Cursa a pós-graduação em Filosofia do Direito, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.