O desafio da Audi na Fórmula 1

10.10.2025

logo-crusoe-new
O Antagonista

O desafio da Audi na Fórmula 1

avatar
José Inácio Pilar
3 minutos de leitura 16.07.2024 11:00 comentários
Análise

O desafio da Audi na Fórmula 1

A Audi entrará na Fórmula 1 em 2025, mas os desafios para chegar ao sucesso parecem maiores do que o antecipado

avatar
José Inácio Pilar
3 minutos de leitura 16.07.2024 11:00 comentários 0
O desafio da Audi na Fórmula 1
Fonte: Castrol

Como já se sabe oficialmente desde 2022, os alemães da Audi entrarão com equipe e motores próprios na categoria em 2026, mas os desafios para o sucesso, que já seriam grandes em qualquer outra categoria, parecem maiores do que o antecipado. 

A ideia inicial era comprar uma equipe que já estivesse na categoria para, com essa base mais sólida e experiente, construir uma estrutura ainda mais robusta, de pilotos e engenheiros, visando ganhar musculatura até desembocarem em vitórias no médio e longo prazo. 

A equipe já foi comprada, mas está atrasada

Essa equipe existe e já foi comprada, é a suíça Sauber. Só que a equipe está em pior forma que o esperado, sendo nos últimos anos uma fraca competidora no grid, exigindo dos novos donos, que a assumiram somente no início desse ano, pesados investimentos em infraestrutura, que estava defasada. 

Só que não só de prédios modernos e túnel de vento vive uma equipe, ela precisa de pessoas, e para azar deles, os melhores nomes da Fórmula 1 não são muito simpáticos à ideia de se mudar para os alpes, visto que quase 80% das equipes e sua força de trabalho residem na Inglaterra, de onde não pensam em sair se não valer muito a pena.
 
Assim como contratar as pessoas certas não está sendo fácil ou barato, outro tipo de mão de obra que estão penando em conseguir é a de um piloto principal, visto que só tem uma vaga definida para os próximos anos, a do já anunciado alemão Nico Hulkenberg.

Ainda não convenceram

Eles estão oferecendo um bom dinheiro para quem acelerar por lá a partir de 2025, só que eles querem um piloto que já seja ganhador de corridas e experiente, como Carlos Sainz Jr., hoje na Ferrari e que sairá de lá para dar espaço à Lewis Hamilton no fim do ano. 

O problema é que o espanhol não parece muito inclinado a aceitar o convite, especialmente para um contrato de longo prazo como quer a Audi, justamente por desconfiar que eles terão dificuldades em ser competitivos com tantas mudanças e novidades ao mesmo tempo, incluindo com a criação e operação de um motor 100% novo em 2026. 
 
Sainz, que em breve fará 30 anos, sabedo que não tem muito tempo para aproveitar o pico de sua carreira, alimenta ideias de correr em equipes mais bem estabelecidas, mesmo que não pareça haver vagas para ele por enquanto, e tem preferido esperar para ver, impacientando os desprestigiados alemães. 

Paciência e pé no chão 

Percebendo que não são tão atraentes como gostaria, talvez a Audi tenha que aceitar alguém por menos tempo ou com um perfil menos virtuoso, seja dentre os pilotos que ainda não tem contrato assinado, seja apostando suas fichas num novato, já que terão ao menos um piloto experiente para liderá-los nesse processo.

Em paralelo, precisarão administrar cobranças bastante elevadas por vitórias e títulos junto ao seu público, imprensa e até mesmo diretoria, (que sofre disputas internas pelo poder e) que tem investido muito dinheiro no projeto, por se tratar de uma marca que tem histórico de ganhar em todas as categorias pelas quais passou, do Rally às 24 Horas de Le Mans.



  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Moraes destitui advogados de Filipe Martins e Marcelo Câmara

Visualizar notícia
2

Os planos de Barroso pós-STF

Visualizar notícia
3

CPMI do INSS: aliado de irmão de Lula gera revolta

Visualizar notícia
4

Apenas 8% dos brasileiros pagam a conta do país inteiro

Visualizar notícia
5

Navio iraniano sancionado pelos EUA está no Brasil

Visualizar notícia
6

Júlio Lancellotti volta a gerar polêmica ao repetir mito anticatólico

Visualizar notícia
7

Lula lamenta não conseguir cobrar ainda mais impostos

Visualizar notícia
8

Gilmar diz não guardar mágoas de Barroso: “Olhemos para frente”

Visualizar notícia
9

Israel aprova acordo com Hamas para libertação de reféns

Visualizar notícia
10

Barroso anuncia aposentadoria do STF

Visualizar notícia
1

Barroso anuncia aposentadoria do STF

Visualizar notícia
2

Quais são os favoritos para substituir Barroso no STF?

Visualizar notícia
3

Se houver um cessar-fogo, Ucrânia indicará Trump para Nobel da Paz, diz Zelensky

Visualizar notícia
4

Zambelli ameaça "greve de fome" em carta enviada a ministro italiano

Visualizar notícia
5

Meio-Dia em Brasília: A derrota histórica do governo Lula na MP da tributação

Visualizar notícia
6

Os favoritos de Ciro Nogueira para disputar a Presidência

Visualizar notícia
7

Gilmar diz não guardar mágoas de Barroso: "Olhemos para frente"

Visualizar notícia
8

Os planos de Barroso pós-STF

Visualizar notícia
9

Despedida de Barroso no STF vira rasgação de seda

Visualizar notícia
10

Presidente de sindicato fica em silêncio quando questionado sobre Frei Chico

Visualizar notícia
1

Crusoé: O bolsonarismo encolheu

Visualizar notícia
2

FDI encerram combates e passam a manter posições apenas defensivas em Gaza

Visualizar notícia
3

Horóscopo semanal: previsões dos signos de 13 a 19 de outubro de 2025

Visualizar notícia
4

María Corina Machado vence Nobel da Paz

Visualizar notícia
5

Xi Jinping lidera reunião que define o futuro da China

Visualizar notícia
6

Robô que dobra roupas e lava louça é eleito uma das melhores invenções de 2025

Visualizar notícia
7

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 10/10/2025

Visualizar notícia
8

Míssil mais potente já desenvolvido no Brasil é testado em Roraima

Visualizar notícia
9

Despedida de Barroso no STF vira rasgação de seda

Visualizar notícia
10

As fake news da esquerda sobre derrota no Congresso

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Audi automobilismo corrida F1 Ferrari Fórmula 1 GP de Fórmula 1 kick sauber red bull Suíça
< Notícia Anterior

FGTS: decisões importantes, entenda a distribuição de lucros

16.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

BMW R 12 chega ao Brasil trazendo inovação e estilo em duas rodas

16.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

José Inácio Pilar

É advogado formado na FAAP e pós-graduado em comunicação na FGV, teve um talk show de automobilismo na TV, e por 10 anos um site dedicado ao mesmo assunto, com passagens pelo mundo corporativo sempre ligado ao tema de comunicação. Roteiriza e apresenta o programa Café Antagonista semanalmente, além de assinar colunas de automobilismo e de entretenimento.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.