Rita ri por último

27.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Rita ri por último

avatar
Rogério Ortega
4 minutos de leitura 09.05.2023 17:10 comentários
Opinião

Rita ri por último

Meu primeiro contato com Rita Lee — e, imagino, o de milhões de pessoas que entraram na adolescência nos anos 1980 — foi “Mania de Você”, estourada nas rádios de todo o Brasil em 1979.

avatar
Rogério Ortega
4 minutos de leitura 09.05.2023 17:10 comentários 0
Rita ri por último
Foto: Divulgação

Meu primeiro contato com Rita Lee — e, imagino, o de milhões de pessoas que entraram na adolescência nos anos 1980 — foi “Mania de Você”, estourada nas rádios de todo o país em 1979. Não havia, no ar do Brasil daqueles tempos, nada mais sensual que versos como “meu bem, você me dá água na boca/ vestindo fantasias, tirando a roupa” — pelo menos, nenhuma música que tivesse sido composta e cantada por uma mulher.

No ano seguinte, quando a Globo levou ao ar seu TV Mulher, coube a Rita escrever a música-tema do programa, “Cor-de-Rosa Choque”, incluindo o que terá sido a primeira referência explícita à menstruação na história da MPB (“mulher é bicho esquisito, todo mês sangra”). O sucesso foi enorme. Eram os anos da abertura política, e as centenas de milhares de discos vendidos comprovavam: havia um público grande e ansioso pela liberdade e pela alegria que as letras e a própria persona de Rita Lee Jones — que morreu em São Paulo nesta terça (9), aos 75 — sempre transmitiram.

Aos poucos, fui conhecendo o muito que Rita já havia feito antes do sucesso radiofônico da parceria com o marido, Roberto de Carvalho. Adolescente nos anos 1960, ela já estava lá, no olho do furacão do tropicalismo, como vocalista dos Mutantes, o melhor e mais reconhecido internacionalmente entre os grupos de rock brasileiros. Ela estava lá, ao lado de Gilberto Gil, cantando “Domingo no Parque” no festival da Record em 1967; estava lá também quando Caetano Veloso fez seu célebre discurso contra a esquerda estudantil na apresentação de “É Proibido Proibir” no Tuca, em 1968. Não teria havido Tropicália sem a liberdade e a anarquia dos Mutantes, coisa que os próprios Caetano e Gil reconhecem.

Depois de cinco álbuns excepcionais, Rita “foi saída” dos Mutantes — que, sem sua criatividade pop e sem a loucura de seu ex-companheiro Arnaldo Baptista, viraram uma banda de rock progressivo brasileiro como dezenas de outras. Ela reemergiria como líder de um grupo de roqueiros paulistanos de ascendência italiana, o Tutti Frutti: o segundo álbum da banda, “Fruto Proibido”, de 1975, traz alguns de seus maiores clássicos, como “Agora Só Falta Você”, “Esse Tal de Roque Enrow” (parceria com Paulo Coelho, antes de ele ser promovido a mago) e principalmente “Ovelha Negra”, que talvez seja seu melhor autorretrato: uma canção pop com a qual milhões de “ovelhas negras” se identificam até hoje.

Rita faria ainda muita coisa depois do casamento e da parceria com Roberto, dentro e fora do mundo da música: participou do movimento pelas Diretas Já, escreveu livros, engajou-se em campanhas de proteção aos animais, foi uma das participantes do Saia Justa (na melhor fase do programa, comandada por Mônica Waldvogel). E continuou rindo de tudo, inclusive de si mesma: homenageada por Caetano Veloso na letra de “Sampa”, respondeu em entrevista algo como “não sei se o Caetano traduziu direito, mas a ‘mais completa tradução’ de São Paulo não sai de casa”. Ela assumiria, não sem autoironia, o título de “Santa Rita de Sampa”, que batizou um dos seus discos; também afirmava, modestamente, que preferia ser chamada de “padroeira da liberdade”, não “rainha do rock brasileiro”, descrição que achava (com razão) cafona.

Não pode haver clichê maior do que associar os termos “Rita Lee” e “irreverência”; também não há como negar que uma foto dela seria a melhor ilustração desse verbete em qualquer dicionário. E não há quem se equipare a ela como mulher mais importante do rock e do pop brasileiros: Rita já era o próprio girl power, empoderada, décadas antes de esses termos surgirem e virarem moda. Em uma de suas autobiografias — sim, ela lançou duas —, Rita disse que chegaria ao céu cantando “thank you, Lord, finally sedated” (obrigada, Senhor, finalmente sedada) e escreveu o próprio epitáfio: “Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa”.

Foi muito mais que gente boa. Rita ri por último, e viverá para sempre.

 

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV
2

PF não encontrou envelopes do Senado citados por Jaques Wagner

PF não encontrou envelopes do Senado citados por Jaques Wagner
3

PF indicia aliado de Lula por exploração ilegal de minério

PF indicia aliado de Lula por exploração ilegal de minério
4

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos
5

Pivô da crise com Michelle no Ceará publica vídeo

Pivô da crise com Michelle no Ceará publica vídeo
6

Michelle apenas age como uma Bolsonaro

Michelle apenas age como uma Bolsonaro
7

Papuda nega pressão sobre Careca do INSS e cita protetor labial com cannabis

Papuda nega pressão sobre Careca do INSS e cita protetor labial com cannabis
8

Em vídeo, Flávio Bolsonaro reforça apoio a pivô de crise com Michelle

Em vídeo, Flávio Bolsonaro reforça apoio a pivô de crise com Michelle
9

PF indicia diretor-geral da Agência Nacional de Mineração

PF indicia diretor-geral da Agência Nacional de Mineração
10

Irã promete resposta “rápida e decisiva” contra EUA

Irã promete resposta “rápida e decisiva” contra EUA
1

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV
2

Flávio Bolsonaro confirma segundo encontro com Daniel Vorcaro para tratar de 'Dark Horse'

Flávio Bolsonaro confirma segundo encontro com Daniel Vorcaro para tratar de 'Dark Horse'
3

Andressa Urach faz planos para nova gravidez

Andressa Urach faz planos para nova gravidez
4

Sabrina Sato garante novo programa na Globo

Sabrina Sato garante novo programa na Globo
5

CNN Brasil se prepara para estrear sinal na TV aberta

CNN Brasil se prepara para estrear sinal na TV aberta
6

Mulher de Neymar diz que não depende do jogador financeiramente

Mulher de Neymar diz que não depende do jogador financeiramente
7

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: "Ele não entrega nada"

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: "Ele não entrega nada"
8

Rogério Marinho defende aproximação com Ciro Gomes para derrotar Lula

Rogério Marinho defende aproximação com Ciro Gomes para derrotar Lula
9

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos
10

Em vídeo, Flávio Bolsonaro reforça apoio a pivô de crise com Michelle

Em vídeo, Flávio Bolsonaro reforça apoio a pivô de crise com Michelle
1

STF forma maioria para autorizar parte de penduricalhos

STF forma maioria para autorizar parte de penduricalhos
2

Copa do Mundo: 4 receitas típicas da Bélgica

Copa do Mundo: 4 receitas típicas da Bélgica
3

Deolane seguirá em cela especial apesar de suspensão da OAB

Deolane seguirá em cela especial apesar de suspensão da OAB
4

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: “Ele não entrega nada”

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: “Ele não entrega nada”
5

11 livros infantis para acompanhar as férias escolares

11 livros infantis para acompanhar as férias escolares
6

Justiça mantém prisão de vereador do PT investigado por elo com PCC

Justiça mantém prisão de vereador do PT investigado por elo com PCC
7

Michelle apenas age como uma Bolsonaro

Michelle apenas age como uma Bolsonaro
8

PF indicia diretor-geral da Agência Nacional de Mineração

PF indicia diretor-geral da Agência Nacional de Mineração
9

6 orações para o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

6 orações para o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
10

Wilson Pedroso na Crusoé: Quando o dinheiro senta à mesa, a polarização levanta

Wilson Pedroso na Crusoé: Quando o dinheiro senta à mesa, a polarização levanta

Tags relacionadas

Brasil morte música brasileira Rita Lee rock
< Notícia Anterior

Vereador de Curitiba propõe tornar Gilmar Mendes persona non grata

09.05.2023 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Bebeto rebate Romário sem deixar a bola cair: "Esclerosado"

09.05.2023 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Rogério Ortega

Rogério Ortega, formado em jornalismo pela USP, trabalhou na Folha de S.Paulo por 26 anos. Foi editor da seção Tendências/Debates, chefe do Programa de Qualidade, redator da Primeira Página e coordenador de reportagens especiais do caderno Mundo, entre outras funções. É um dos culpados pela edição de 2001 do Manual da Redação do jornal, que vigorou até 2018. Juntou-se à equipe d'O Antagonista em agosto de 2017. É também colunista de Crusoé, onde escreve sob o nome de Ruy Goiaba, seu alter ego desde 2001.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.