Nós somos os ursos polares

27.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Nós somos os ursos polares

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 09.08.2021 10:29 comentários
Mundo

Nós somos os ursos polares

Segunda-feira nos traz uma ótima notícia: o mundo está acabando. O mais completo relatório jamais feito pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, organização científico-política que trabalha no âmbito da ONU, mostra que atingimos o ponto de não-retorno para o desastre que estamos causando ao planeta. Nos próximos 20 anos, não importa o que fizermos, o aquecimento global continuará a ter impacto tremendo sobre a vida na Terra...

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 09.08.2021 10:29 comentários 0
Nós somos os ursos polares
Foto: André Mazuk/IHP

Segunda-feira nos traz uma ótima notícia: o mundo está acabando. O mais completo relatório jamais feito pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, organização científico-política que trabalha no âmbito da ONU, mostra que atingimos o ponto de não-retorno para o desastre que estamos causando ao planeta. Nos próximos 20 anos, não importa o que fizermos, o aquecimento global continuará a ter impacto tremendo sobre a vida na Terra. Mesmo se as emissões começarem a ser cortadas em larga escala imediatamente, a temperatura no planeta aumentará 1,5 grau centígrado.

O relatório, aprovado pelos governos de 195 países, foi baseado em 14.000 estudos e lançou mão de modelos de computador que não estavam disponíveis até pouco tempo atrás. Agora é possível dizer que não há mais sombra de dúvida de que é a ação do homem que vem aquecendo o planeta desde o século XIX, com a queima de combustíveis fósseis, destruição de florestas e consequente emissão de dióxido de carbono e metano em quantidades pantagruélicas. A última década foi provavelmente a mais quente em 125 mil anos e os níveis de dióxido de carbono na atmosfera nunca foram tão altos em pelo menos 20 séculos. A taxa de aumento do nível dos oceanos dobrou desde 2006. Isso mesmo: dobrou. Os incêndios a que estamos assistindo no Hemisfério Norte são resultado de verões cada vez mais quentes desde 1950, e as ondas de calor dobraram de frequência desde a década de 1980. Sim, você leu certo outra vez: dobraram. Elas ocorriam de 50 em 50 anos, passaram a ocorrer de 10 em 10, e com 1,5 grau centígrado a mais de temperatura global, afligirão cerca de 1 bilhão de pessoas de 5 em 5. As correntes marítimas, como a que estabiliza o clima na Europa, estão mais lentas e ninguém sabe dizer qual será o impacto disso no sistema como um todo.

Como o aquecimento em 1,5 grau centígrado é inevitável, a única coisa a fazer é evitar que o planeta se torne ainda mais quente. Isso significa parar de lançar na atmosfera, até 2050, dióxido de carbono proveniente da queima de combustíveis fósseis e encontrar uma forma de remover boa parte do que já está presente no ar. Não se enganem com o discurso oficialesco de que o Brasil vem fazendo a sua parte. O país figura entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa, juntamente com China, Estados Unidos, União Europeia, Índia, Rússia, Japão, Indonésia, Irã e Canadá.

Ambientalistas podem ser chatos e ter o anticapitalismo na sua agenda. Ouvir falar em sustentabilidade dá arrepios. Mas só idiotas, em geral os mesmos que negam a gravidade da pandemia de Covid, não percebem o que está ocorrendo no planeta e ainda podem duvidar de que o aquecimento global é fruto da ação humana. Não se trata mais de se emocionar com a foto do urso polar isolado em cima de um pedaço de gelo (de resto, apenas uma metáfora, por se tratar de evento desde sempre comum) e depois encher o tanque com gasolina, como se a coisa toda não nos dissesse respeito. Nós hoje somos os ursos polares. Não há nada de eco-socialismo ou algo que o valha na constatação. Por mais que digam o contrário, o capitalismo é o único sistema capaz de encontrar soluções para a armadilha que criamos. É o único sistema que pode fazer uma nova revolução industrial, para que sigamos adiante, sem inviabilizar a vida na Terra tal como a conhecemos. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticos dá a medida da urgência de criarmos outros paradigmas, não mais para os nossos netos, mas para os nossos filhos.

“Há pouca esperança enquanto os estados deixarem de tomar decisões políticas ambiciosas e restritivas”, dizem os cientistas que assinam o relatório. Uma decisão ambiciosa, por exemplo, vem ganhando forma na Europa: o banimento de veículos movidos a combustíveis fósseis até 2035. O esforço é o de aperfeiçoar os carros elétricos, com essas baterias atualmente aborrecidíssimas para carregar, a fim de que tenham desempenho próximo, em matéria de autonomia e velocidade, ao dos veículos movidos a gasolina. Não é impossível. Só não foi feito antes porque estamos viciados em petróleo, assim como já fomos viciados em tração animal e máquinas a vapor.

O mundo está acabando, mas outro começo é possível, com o perdão do lugar-comum que também pode acabar esturricado.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV
2

Michelle apenas age como uma Bolsonaro

Michelle apenas age como uma Bolsonaro
3

PF não encontrou envelopes do Senado citados por Jaques Wagner

PF não encontrou envelopes do Senado citados por Jaques Wagner
4

PF indicia aliado de Lula por exploração ilegal de minério

PF indicia aliado de Lula por exploração ilegal de minério
5

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos
6

Pivô da crise com Michelle no Ceará publica vídeo

Pivô da crise com Michelle no Ceará publica vídeo
7

Papuda nega pressão sobre Careca do INSS e cita protetor labial com cannabis

Papuda nega pressão sobre Careca do INSS e cita protetor labial com cannabis
8

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: “Ele não entrega nada”

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: “Ele não entrega nada”
9

PF indicia diretor-geral da Agência Nacional de Mineração

PF indicia diretor-geral da Agência Nacional de Mineração
10

Em vídeo, Flávio Bolsonaro reforça apoio a pivô de crise com Michelle

Em vídeo, Flávio Bolsonaro reforça apoio a pivô de crise com Michelle
1

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV
2

"Vou desmontar essa mentira", diz Jaques Wagner sobre caso Master

"Vou desmontar essa mentira", diz Jaques Wagner sobre caso Master
3

Sabrina Sato garante novo programa na Globo

Sabrina Sato garante novo programa na Globo
4

CNN Brasil se prepara para estrear sinal na TV aberta

CNN Brasil se prepara para estrear sinal na TV aberta
5

Mulher de Neymar diz que não depende do jogador financeiramente

Mulher de Neymar diz que não depende do jogador financeiramente
6

Rogério Marinho defende aproximação com Ciro Gomes para derrotar Lula

Rogério Marinho defende aproximação com Ciro Gomes para derrotar Lula
7

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: "Ele não entrega nada"

Jorginho Mello rebate críticas de Lula: "Ele não entrega nada"
8

Irmão de Eloá, tenente da Rota é baleado na cabeça

Irmão de Eloá, tenente da Rota é baleado na cabeça
9

CBF proibe CazéTV de disputar direitos de transmissão da Copa do Brasil

CBF proibe CazéTV de disputar direitos de transmissão da Copa do Brasil
10

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos

Avião atinge o maior arranha-céu de Pequim e deixa morto e feridos
1

“Atenta contra toda a sociedade”, diz Tarcísio sobre ataque contra tenente da Rota

“Atenta contra toda a sociedade”, diz Tarcísio sobre ataque contra tenente da Rota
2

Bolsonaro pede que Moraes descarte falta grave por posse de arma

Bolsonaro pede que Moraes descarte falta grave por posse de arma
3

CBF proibe CazéTV de disputar direitos de transmissão da Copa do Brasil

CBF proibe CazéTV de disputar direitos de transmissão da Copa do Brasil
4

Braço direito de Milei renuncia após acusação de enriquecimento ilícito

Braço direito de Milei renuncia após acusação de enriquecimento ilícito
5

Itália prende brasileiro ligado a grupo neonazista

Itália prende brasileiro ligado a grupo neonazista
6

Joel Datena volta ao trabalho e expõe problema grave de saúde

Joel Datena volta ao trabalho e expõe problema grave de saúde
7

Vereador preso por suspeita de ligação com PCC pede afastamento do PT

Vereador preso por suspeita de ligação com PCC pede afastamento do PT
8

Rumble nomeia nova representante em ação contra Moraes nos EUA

Rumble nomeia nova representante em ação contra Moraes nos EUA
9

“Vou desmontar essa mentira”, diz Jaques Wagner sobre caso Master

“Vou desmontar essa mentira”, diz Jaques Wagner sobre caso Master
10

‘A Globo é burra’, garante ator que trabalhou na emissora

‘A Globo é burra’, garante ator que trabalhou na emissora

Tags relacionadas

aquecimento global artigo capitalismo Mario Sabino O Antagonista ONU Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas
< Notícia Anterior

Variante Delta representa 90% das amostras sequenciadas no mundo

09.08.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Bolsonaro promete apresentar projeto para que redes sociais não possam apagar posts

09.08.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Mario Sabino

Mario Sabino é jornalista, escritor e sócio-fundador de O Antagonista. Escreve sobre política e cultura. Foi redator-chefe da revista Veja.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.